segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Genesis - Foxtrot - 1972 (REP)


-->
Uma das maiores pérolas da história do rock progressivo. Lançado no início dos anos 70, mais precisamente em 1972, este álbum talvez seja o disco com maior riqueza melódica do rock progressivo. A imponente “Watcher of the Skies” não poderia ser mais perfeita para iniciar este belo álbum. Seu clima introspectivo e um tanto soturno e sua letra reflexiva e metafísica dão uma boa mostra de que não se trata de um “produto” qualquer.
A sublime e imperdível “Time Table”, com sua melodia delicada e sua letra historicista mostra que, mesmo mudando o tom em relação a faixa anterior, a alta qualidade permanece.
Continuamos a viagem por este clássico com a mini-suite “Get ‘em Out by Friday”, uma das canções mais empolgantes do disco. Peter Gabriel “interpreta” vários personagens em seus vocais. A letra com ares de ficção científica e crítica social completa o rico menu desta faixa.
O arranjo de cordas na instrumental “Horizons” é simplesmente divino, demonstrando todo o talento do guitarrista Steve Hackett. É digno de nota o clima medieval da canção.
Fechando esta obra-prima de forma soberba está a fabulosa suite “Supper´s Ready”. Cada um dos vinte e três minutos desta canção é de puro prazer para quem gosta da combinação entre beleza melódica, unidade melódica, virtuosismo musical, vocais “interpretados” e clima épico.
Geralmente as suites progressivas deste porte acabam sendo uma desculpa para os músicos
exibirem o seu virtuosismo. Muitas vezes não há uma unidade melódica e até o sentido da letra se perde pelo caminho. Nada disso acontece em “Supper´s Ready”. Trata-se de uma canção com enorme duração, que não se torna cansativa em momento algum. A música não perde o foco. Apesar dos momentos bem distintos, há um fio condutor que perpassa todas as subdivisões da canção. A grandiosidade típica das sinfonias está presente, contrabalançada por momentos de delicadeza e até momentos quase cómicos. Álbum absolutamente obrigatório para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário